Raízes Vivas: cultura e solidariedade

2025-09-16 11:00

A 2.ª edição de “Raízes Vivas” encheu o Multiusos de Tendais durante três dias, celebrando a cultura local, a identidade da freguesia e o espírito solidário da comunidade. O programa contou com atuações da Orquestra Cinfacordes, Orquestra Montemuro e Orquestra Típica de Quinhão, a que se juntaram os grupos de folclore da terra, responsáveis por uma tarde de sábado repleta de tradição.

No final da tarde, o Dr. Nuno Resende, professor universitário, partilhou uma comunicação sobre Tendais e as suas gentes, gesto que muito honrou a comunidade e foi acompanhado da gentil oferta de telas alusivas ao património local.

Fiel ao compromisso com a proximidade, a Junta assegurou transporte para os idosos participarem na tarde de sábado, oferecendo também um lanche com o apoio do Agrup. 1169 Tendais – CNE. Um agradecimento especial a Sandra Bravo, Tânia Duarte, Filomena Ramos e Luísa pelo trabalho dedicado em todo o fim de semana.

Já na madrugada de domingo, houve caldo verde para os mais madrugadores e, logo nas primeiras horas, 170 participantes juntaram-se à 2.ª Caminhada Solidária, desta vez a favor das Associações Humanitárias dos Bombeiros de Cinfães e de Nespereira. À equipa Cinfães a Correr, fica o reconhecimento pela marcação do trilho, essencial para o sucesso da iniciativa.

A tarde de domingo ficou marcada pelo concerto da Banda Musical de Ferreiros – Cinfães, que integra jovens músicos de Tendais, e pela entrega de apoios aos agricultores da freguesia. O encerramento fez-se ao som da Orquestra de Quinhão, num lanche-convívio que reuniu participantes, organização e comunidade.

Porque estas festas fazem-se com todos, a Junta agradece publicamente a Isabel Resende, Patrícia Gomes, Ilda Cardoso e Tânia Ferreira pela forma exemplar como desempenharam as suas tarefas, bem como a Mariana Figueiredo, Vítor Cardoso e Alexandra Resende, que “não arredaram pé” durante todo o evento. Um obrigado também a todos os expositores, aos que cederam fotografias para compor o excelente quadro expositivo e ao aguarelista Abílio Guimarães, que adotou Tendais como seu.

Só assim, em comunidade, o nosso trabalho faz sentido. Os abraços, as palavras de carinho e de incentivo deixam-nos de coração cheio.

Por Tendais, mais e melhor, sempre.

Mais fotos: https://www.facebook.com/freguesiadetendais/posts/pfbid02YLn6Xq9RHXTToUJinemW4DXzcCteBvo3cSvWHQw3NfjMLjYsEXgdVRWuvs2NhhQXl