Nova vida para escola primária de Tendais: nasce Ecomuseu com foco ambiental

2025-07-07 09:00

Investimento de 168 mil euros permitirá criar um espaço polivalente de educação ambiental, cidadania e preservação do território.

Está lançado a concurso público a empreitada que irá transformar a antiga escola primária de Soutelo, num novo Ecomuseu. Com um investimento base de 168.584,12 euros, o projeto pretende criar um espaço temático e multifuncional, orientado para a educação ambiental, a participação cívica e social e a promoção de práticas sustentáveis.

O futuro Ecomuseu será dotado de salas de exposição, área administrativa, instalações sanitárias, espaços de apoio e ainda a requalificação da área exterior envolvente, permitindo o acolhimento de atividades pedagógicas, visitas temáticas e projetos ligados à comunidade.

Este novo espaço procurará ligar a tradição do território com uma visão de futuro, criando condições para o reforço da cidadania ambiental, da valorização do património local e da melhoria da qualidade de vida das populações, em sintonia com os valores da sustentabilidade e da inovação social.

Com este projeto, reforçamos o nosso compromisso com a reabilitação do património edificado, colocando-o ao serviço da comunidade e da educação para o desenvolvimento sustentável.